Saturday

Portimão (Ferragudo)


A sardinha prateada faisca nos ces­tos que chegam ao cais de Portimão, elevado de pequeno centro piscatório a grande centro de férias. Povoado desde tempos pré-históricos, a cidade conserva os vestigios do passado feita de aventuras de corsários e piratas e do dominio arábe. A fortaleza de Santa Catarina, na praia da Rocha. é testemu­nha dos ataques às embarcações que,ruma a outros portos, passavam, ao largo, carregadas de tesouros e especiarias. Na luxuriosa praia da Rocha. a silhueta da fortaleza reflecte-se nas limpidas e suaves águas. que banham o extenso areal convidando aos prazeres do soI. Se preferir simplesmente evadir-se na leve ondulação das aguas e perder o olhar nas curiosas formacções rochosas, saiba que a esplanada da fortaleza e 0 miradouro ideal para encontrar 0 clima intimista nesta praia sem igual.

Ao final do dia, ao sabor do vento fresco, ali­via dos ardores do soi algarvio,passeie pelo centro de Portimão, por ruas invadidas peto burburinho de pessoas que convivem em esplanadas e pela côr do artesanto exposto nos passeios. Não deixe de visitar a Igreja Matriz e o largo 1 de Dezembro, adornado de bancos com azulejos ilustrativas de irnportantes acontecimentos que fizeram a História de Portugal.

Perto da hora de jantar rume até junta do porto de pesca, onde pitorescas tabernas Ihe servem sardinhas assada na brasa, acompanhada de pão caseiro e uma óptima salada de pimentos.

Descobrir o Algarve CM

http://www.cm-portimao.pt/portal_autarquico/portimao/v_pt-PT

8 comments:

  1. Anonymous2:18 AM

    Definitivamente, este é um blog interesante e recomendável.
    Quanto a Portimão tenho que acrescentar que esta cidade não é tão rica em história como Lagos, pois só entre 1467 e 1475 recebeu a categoria de vila e só em 1924 foi elevada a cidade pelo seu filho mais ilustre, Manuel Teixeira Gomes, que enquanto Presidente da República lhe concedeu esse título.

    Um abraço

    ReplyDelete
  2. Anonymous3:01 AM

    Gostei muito deste teu post!
    Nesse pedaço de chão que aprendi a amar como se minha terra fosse, Portimão, terra onde construí sólidas amizades. Hoje Portimão é apenas um retrato na parede, e como dói recordar grandes momentos durante aquele tempo de juventude e estudante que tinha que me deslocar todos os dias de comboio de Lagos para Portimão.

    Um Grande beijo Adriana

    ReplyDelete
  3. Anonymous2:56 PM

    Agora que está reformado, João Avelino senta-se na cadeira de praia que comprou já lá vão 46 anos. Fica sentado na varanda que dá de caras para o rio Arade, em Ferragudo, uma antiga aldeia de pescadores.
    Depois, quando já tem os olhos cheios de rio e de mar, vai para dentro da pequena oficina. Com o martelo de madeira e um pequeno escopro vai talhando um pedaço maciço de madeira de onde nascerá um barco.
    Agora, está fazer uma réplica do navio-escola Sagres e, como modelo, tem pendurado num prego um calendário para onde vai olhando à medida que vai dando forma à madeira.
    João Avelino, deixou de ir ao mar quando um iate abalroou o barco em que pescava. Por causa do acidente, João Avelino perdeu as graças do mar, mas recuperou um gosto de infância: trabalhar a madeira.
    E foi assim que encheu uma sala de barcos. São réplicas perfeitas de antigos bacalhoeiros e de traineiras. Alguns, barcos onde andou embarcado durante meses, nas pesca do bacalhau. Agora, ri-se e chama-lhes prisões flutuantes mas é das suas mãos que saiem barcos esculpidos e coloridos, que vende a quem gosta tanto do mar quanto ele.
    João Avelino, antigo pescador fez da memória da pesca e dos barcos um museu solitário, que partilhou com os Heróis do Mar.

    ReplyDelete
  4. Oh pá, pois, quando me vires por aí chama por mim, é que tu sabes quem eu sou, mas eu não sei quem és. É tudo uma questão de conhecimento. Fica bem. Abraço.

    ReplyDelete
  5. Os indivíduos diferem-se na habilidade de entender idéias complexas, de se adaptar com eficácia ao ambiente, de aprender com a experiência, de se engajar nas várias formas de raciocínio, de superar obstáculos mediante pensamento.

    Obrigado Guimas, mostraste ser uma pessoa inteligente,pessoa assim só pode merecer todo o meu respeito e admiração.

    Aquele abraço

    ReplyDelete
  6. Anonymous12:14 AM

    Por momentos pensei que estava no DUBAI, com esta musica e o clip sobre o Algarve, mas não, estou sim num blog puro Algarvio,Gostei imenso do seu blog. Dou-lhe os meus parabens e bem haja.

    CRISTINA

    ReplyDelete
  7. S quiser, mando-lhe um postal por mim ilustrado, sobre Ferragudo.
    O poema é desse grande poeta que foi o Leonel Neves.

    ReplyDelete
  8. A antiga e histórica Torre de Atalaia de Ferragudo está ilegalmente ocupada com antenas da TMN, Vodafone e Optimus.

    Veja a fotografia no blog: http://antenasferragudo.blogspot.com ou solicite o cartaz para antenasferragudo@gmail.com.

    Tendo em conta os valores patrimoniais, culturais, ambientais, históricos e a saúde pública, a manutenção da situação actual é insustentável, inaceitável e revoltante para a população e amigos de Ferragudo.

    Ajudem-nos a retirar as antenas para fora da Torre de Atalaia.

    População de Ferragudo


    Reencaminhe esta informação sob a forma de e-mail para os amigos e para as entidades seguintes:

    press.pt@vodafone.com;csr.pt@vodafone.com;1696@tmn.pt;geral@telecom.pt; presidente@sonae.pt;provedor@sonae.pt;comunicacao@sonae.com;1693@optimus.pt;
    gmoptc@moptc.gov.pt;dte@anacom.pt;info@anacom.pt;gms@ms.gov.pt;arsalgarve@arsalgarve.min-saude.pt;gmaotdr@maotdr.gov.pt;geral@ccdr-alg.pt;gmc@mc.gov.pt;ippar@ippar.pt;drf.ippar@ippar.pt;seturismo@mei.gov.pt;rtalgarve@rtalgarve.pt;provedor@provedor-jus.pt;algarve@gov-civil-faro.pt;amal@amal.pt;geral@f-ferragudo.pt;info@fpc.pt;expediente@cm-lagoa.pt;gapresidente@cm-lagoa.pt;rcorreia@cm-lagoa.pt;aguas.cruz@am-lagoa.pt; d_estudos.projectos@cm-lagoa.pt

    ReplyDelete